EDITAL

 

Ingresso

 

O PPGμ oferece, em média, até 20 vagas em cada um de seus processos seletivos para o Mestrado, o qual ocorre duas vezes em cada ano letivo. Aderimos, orgulhosamente a Políticas de Acesso Afirmativo. Estão abrangido(a)s pela Política de Acesso Afirmativo o(a)s candidato(a)s que se autodeclararem negro(a)s, pardo(a)s ou indígenas. O PPGμ reserva vagas para a Política de Acesso Afirmativo no percentual de 20% em todas as etapas avaliativas do processo seletivo.

 

ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURA

Se deseja se candidatar a uma vaga no Curso de Mestrado, precisará ter concluído seu curso de graduação plena (em qualquer área) ou estar no último semestre do curso.
Cadastre seu Currículo na Plataforma Lattes. Se já cadastrou seu currículo Lattes, não esqueça de atualizá-lo antes de enviar. Reúna os documentos comprobatórios, como diplomas, certificados, publicações, etc.

 

Queremos saber o que pretende desenvolver aqui conosco em termos de pesquisa. Prepare um Projeto de pesquisa: algo breve, com no máximo 2000 palavras, sem contar as referências bibliográficas finais.
Vamos querer conversar contigo. Por isso realizaremos uma Entrevista, que poderá ser realizada aqui na UnB ou à distância, se não puder vir para o Distrito Federal.

 

Vamos pedir a comprovação de que você possui conhecimento intermediário de um dos seguintes Idiomas estrangeiros: inglês, francês, italiano ou alemão. No item 3.3.7 do Edital há uma lista de Diplomas/Certificados/Declarações de proficiência em língua estrangeira que o Programa aceita como comprovação. Uma boa opção é o UnB Idiomas e sugerimos que faça um exame lá com eles. Mas poderá realizá-lo em qualquer escola regular de idiomas do País.

 

Finalmente, será preciso pagar uma taxa de R$ 80,00 para a inscrição. O pagamento é feito por GRU. Veja as instruções de como gerar a GRU no item 3.4.9 do Edital.