Foco e Escopo

 

Archai: As Origens do Pensamento Ocidental é uma publicação da Cátedra UNESCO Archai: As Origens do Pensamento Ocidental, grupo interdisciplinar e interinstitucional que congrega pesquisadores das áreas de filosofia, história, letras, direito e arqueologia de diversas instituições universitárias brasileiras. Destina-se à divulgação de artigos originais, traduções, resenhas e documentos, sobre estudos a respeito do pensamento antigo e de sua tradição para o pensamento moderno e contemporâneo, redigidos em português, espanhol, inglês, francês, italiano e alemão.

 

A revista Archai tem como intenção lançar um diferente olhar sobre a história e as origens do pensamento ocidental, em busca de novos caminhos de interpretação que permitam compreender suas origens como um processo enraizado no solo da cultura greco-romana antiga.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

 

A revisão e a aprovação das contribuições é realizadas por pares. O processo de arbitragem é documentado nos arquivos da Revista Archai (na Universidade de Brasília, na sede do Grupo Archai). As contribuições são encaminhas pela Comissão Editorial para a Comissão Científica e para avaliadores externos ad hoc. A avaliação dos artigos submetidos é feita pela modalidade blind-review.

 

Política de Acesso Livre

 

Esta revista oferece acesso livre, gratuito e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento em nível internacional. Assim, não será aplicada qualquer taxa quer a leitores, quer a autores.

 

Conflito de Interesses

 

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que possam influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos.

 

Periodicidade

 

A partir da edição 25 a Archai publica em fluxo contínuo.

 

Indexação

 

Archai está catalogada no Web of ScienceSciELOL’Année PhilologiquePhilosopher‘s IndexEuropean Reference Index for the Humanities and Social Sciences (ERIH Plus), DOAJREDIB, Phil BrasilLatindexCengage LearningGoogle SchoolarBASEDiadorimPKP Index e no Portal de Periódicos da CAPES. Recebeu avaliação de fator de impacto 5.171 no Scientific Journal Impact Factor e foi avaliada pelo recente Qualis CAPES com a nota A2 na área de Filosofia.

 

Endereços:

 

Archai está disponível pelo Portal de Periódicos da Universidade de Brasília e pela base de dados da SciELO.