Guilherme Moerbeck (UERJ/UQAM) conta como surgiu o interesse pela História Antiga, a partir de uma interpretação aristofânica. Explica seu percurso e a dinâmica de que “a pesquisa nos escolhe”, ao falar sobre sua pesquisa em ensino de História Antiga e a fronteira com várias áreas de conhecimento: Filologia; Antropologia e Educação. Fala sobre o Didaskō – Grupo de Estudos em Ensino de História Antiga. Pondera sobre o que já avançou e precisa ser aprimorado no ensino desta disciplina no Brasil. No segundo bloco deste episódio, Moerbeck nos apresenta a personagem Alcibíades, figura intrigante da elite ateniense da segunda metade do séc. V AEC.Filho de Clínias e Dinômaca, Alcibíades foi educado por um pedagogo, na casa de Péricles. Guilherme Moerbeck explica a construção da ideia do homem excepcional e os grandes atos heróicos. Enquanto descreve esta figura ambivalente, cita as fontes históricas e literárias nas quais é possível ter acesso à história de Alcibíades. Por fim, recomenda aos interessados fontes e cuidados, no sentido de perceber a diversidade de retratos a partir da amplitude de autores que falam a respeito dessa personagem.

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98 – Ovídio

97 – Geropso

96 – Rainha Tiye

95 – Marcial

94 – Lisístrata

93 – Fedro, o fabulista

92 – Cleópatra da Macedônia

91 – Perseu

90 – Dhuoda

89 – Teofrasto

88 – Boudica

87 – Teógnis de Mégara