MENU



 

 

 

A JUSTIÇA POSSÍVEL REPÚBLICA DE PLATÃO


Foto Mila Petrillo. Espetáculo Danaides, 2011. Companhia Basirah.

 

 

Coralidades: Dança e música a partir da Antiguidade

 

 

Terceira Reunião do Grupo Brasileiro de Estudos de Música Greco-Romana e suas Ressonâncias e XXI Seminário Internacional Archai

 

 

4-6 de Dezembro de 2024

 

Cátedra UNESCO Archai sobre as Origens Plurais do Pensamento Ocidental

 

Universidade de Brasília

 

 

Apresentação

 

Dando sequência às reuniões na Universidade Federal de Pelotas, em 2019, na Universidade do Federal do Paraná, em 2022, propomos agora um encontro de pesquisadores de música na Antiguidade a partir de sua interface com a dança. Para tanto é necessário ter em mente que tanto a cultura material quanto os documentos textuais apontam para as performances corais como locus privilegiado para se discutir as relações entre som e movimento.

 

Não é em vão que um conjunto recente de publicações tem buscado problematizar a coralidade, analisando coletivos performativos multissensoriais nas mais diversas atividades culturais na Antiguidade, como se pode ver nas referências bibliográficas abaixo.

 

Diante disso, teremos uma excelente oportunidade para nos aprofundar em um aspecto pouco comentado nos estudos sobre a música na Antiguidade e de sua recepção.

 

Entre possíveis temas, temos

 

-Discutindo o Coro: conceitos sociais e performativos

-Referências e atividades corais na Cultura Material da Antiguidade e sua recepção

-A tragédia grega antiga e o coro

-Dança, música e coralidades

-As coralidades nas tradições culturais mundiais

-Coralidades e intermedialidade

-A utilização de metáforas corais para explicar o cosmos, a natureza e a vida

-Metodologias e novas propostas de estudo de fenômenos sutis como a dança e o som a partir da Antiguidade 

 

O encontro se dará na entre os dias 4, 5 e 6 de Dezembro de 2024 na Universidade de Brasília, no Laboratório da Cátedra UNESCO Archai, situada no Campus Universitário Darcy Ribeiro, ICC Norte e com as dependências do Núcleo de Dança, da UnB.

 

Será uma reunião híbrida, com acesso remoto e presencial.

 

Programa do evento

Link para as apresentações e para o público: https://us06web.zoom.us/j/87682068644 

Todas as apresentações serão no horário de Brasília, (GMT -3)

O centro das atividades presenciais e das transmissões será no Laboratório da Cátedra

UNESCO Archai, situada no Campus Universitário Darcy Ribeiro, ICC Norte, Subsolo,

Módulo 26

Quarta-feira, dia 04 de Dezembro de 2024

 

10:00 Abertura

Conferência I

Philippe Brunet (Université de Rouen, França)

O ator que dança: Tragédia, música e espetáculo

Chair: Marcus Mota 

 

12:30 Recital

Velhos sons novos. Audiocenas para Clarinetes

Com o grupo Naipe Cerrado

 

14:00 Sessão de Comunicações 1

 

1- A atualidade da afinação pitagórica 

Ricardo Dourado Freire (UnB) 

 

2- No ‘Batuque do Tambor’ de Platão: Transposições platônicas em Symp. 210e6-211b7 

Andre da Paz (UnB) 

 

3- Coralidade, Polifonia e Musicalidade em As Etiópicas, de Heliodoro de Emesa

Roosevelt Rocha (UFPR) 

 

4- Danaides – um exercício de composição e coralidade

Giselle Rodrigues de Brito (UnB) 

 

5- Coralidade e musicalidade: interações sonoras em cena

Heitor Martins Oliveira (UFT)

Quinta-feira, dia 05 de Dezembro de 2024

 

10:00 Conferência 2

 

Angela Bellia (Consiglio Nazionale delle Richerce, Itália)

Coreoplastias: Dança antiga e arqueologia

Chair: Fábio Vergara

 

14:00 Sessão de Comunicações 2

 

1- The Echoes of Ancient Greek theatre and Chorus Traditions in Georgian cultural

Heritage 

Gvantsa Ghvinjilia (The Vano Sarajishvili Tbilisi State Conservatoire) 

 

2- “Preso de tu ilusión, vas a bailar a bailar, bailar” . Marcar el territorio. La danza y el

canto como símbolos de la territorialidad dionisíaca 

María Cecilia Colombani (Universidad de Morón/ Universidad Nacional de Mar del Plata) 

 

3- Sappho e o círculo de companheiras: hetaireia, dança e música 

José Roberto de Paiva Gomes (IFCH - UERJ - NEA e CEHAM)

 

4- “Os moldes para a música sobre algumas referências à escultórica no Livro II da

República de Platão

Lethicia Ouro Oliveira (Colégio Pedro II)

 

5- Uma possível reconstituição do Estásimo I (versos 338-344) de Orestes de Eurípides 

Luciana Brivio (UFRJ)

Sexta-feira, dia 06 de Dezembro de 2024

13:00 Conferência 3

Anastasia-Erasmia Peponi (Stanford University, EUA)

Plato, politics and dance in the Republic

Chair: Gabriele Cornelli

14:00 Sessão de Comunicações 3

 

1- A dança com véu no contexto da Magna Grécia: a evidência da pintura dos vasos

ápulos e das figurinhas de terracota (séc. IV-III a.C.)

Fábio Vergara (UFPel) 

 

2- Representações do Coro das Musas e as evidências de sua musicalidade na iconografia

de vasos gregos

Lidiane Carderaro (Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo)

16:30 Mesa-redonda

 

Encerramento do encontro

 

Conferência 4

Marie-Hélène Delavaud-Roux (Université de Bretagne Occidentale, França)

Recentes pesquisas em dança grega antiga 

 

COMISSÃO CIENTÍFICA:

Marcus Mota (UnB)

Gabriele Cornelli (UnB)

Fábio Vergara (UfPel)

Roosevelt Rocha (UFPR)

 

COMISSÃO ORGANIZADORA:

Marcus Mota (UnB)

Gabriele Cornelli (UnB)
André da Paz (UnB)

Erick D'Luca (UnB)

Maicom Souza (UnB)

Flávio Café (UnB)

 

 

ORGANIZAÇĀO:

 

Add a little bit of body text 1Add a little bit of body text

APOIO:

Picture 1