Foto Mila Petrillo. Espetáculo Danaides, 2011. Companhia Basirah.
Coralidades: Dança e música a partir da Antiguidade
Terceira Reunião do Grupo Brasileiro de Estudos de Música Greco-Romana e suas Ressonâncias e XXI Seminário Internacional Archai
4-6 de Dezembro de 2024
Cátedra UNESCO Archai sobre as Origens Plurais do Pensamento Ocidental
Universidade de Brasília
Apresentação
Dando sequência às reuniões na Universidade Federal de Pelotas, em 2019, na Universidade do Federal do Paraná, em 2022, propomos agora um encontro de pesquisadores de música na Antiguidade a partir de sua interface com a dança. Para tanto é necessário ter em mente que tanto a cultura material quanto os documentos textuais apontam para as performances corais como locus privilegiado para se discutir as relações entre som e movimento.
Não é em vão que um conjunto recente de publicações tem buscado problematizar a coralidade, analisando coletivos performativos multissensoriais nas mais diversas atividades culturais na Antiguidade, como se pode ver nas referências bibliográficas abaixo.
Diante disso, teremos uma excelente oportunidade para nos aprofundar em um aspecto pouco comentado nos estudos sobre a música na Antiguidade e de sua recepção.
Entre possíveis temas, temos
-Discutindo o Coro: conceitos sociais e performativos
-Referências e atividades corais na Cultura Material da Antiguidade e sua recepção
-A tragédia grega antiga e o coro
-Dança, música e coralidades
-As coralidades nas tradições culturais mundiais
-Coralidades e intermedialidade
-A utilização de metáforas corais para explicar o cosmos, a natureza e a vida
-Metodologias e novas propostas de estudo de fenômenos sutis como a dança e o som a partir da Antiguidade
O encontro se dará na entre os dias 4, 5 e 6 de Dezembro de 2024 na Universidade de Brasília, no Laboratório da Cátedra UNESCO Archai, situada no Campus Universitário Darcy Ribeiro, ICC Norte e com as dependências do Núcleo de Dança, da UnB.
Será uma reunião híbrida, com acesso remoto e presencial.
Programa do evento
Link para as apresentações e para o público: https://us06web.zoom.us/j/87682068644
Todas as apresentações serão no horário de Brasília, (GMT -3)
O centro das atividades presenciais e das transmissões será no Laboratório da Cátedra
UNESCO Archai, situada no Campus Universitário Darcy Ribeiro, ICC Norte, Subsolo,
Módulo 26
Quarta-feira, dia 04 de Dezembro de 2024
10:00 Abertura
Conferência I
Philippe Brunet (Université de Rouen, França)
O ator que dança: Tragédia, música e espetáculo
Chair: Marcus Mota
12:30 Recital
Velhos sons novos. Audiocenas para Clarinetes
Com o grupo Naipe Cerrado
14:00 Sessão de Comunicações 1
1- A atualidade da afinação pitagórica
Ricardo Dourado Freire (UnB)
2- No ‘Batuque do Tambor’ de Platão: Transposições platônicas em Symp. 210e6-211b7
Andre da Paz (UnB)
3- Coralidade, Polifonia e Musicalidade em As Etiópicas, de Heliodoro de Emesa
Roosevelt Rocha (UFPR)
4- Danaides – um exercício de composição e coralidade
Giselle Rodrigues de Brito (UnB)
5- Coralidade e musicalidade: interações sonoras em cena
Heitor Martins Oliveira (UFT)
Quinta-feira, dia 05 de Dezembro de 2024
10:00 Conferência 2
Angela Bellia (Consiglio Nazionale delle Richerce, Itália)
Coreoplastias: Dança antiga e arqueologia
Chair: Fábio Vergara
14:00 Sessão de Comunicações 2
1- The Echoes of Ancient Greek theatre and Chorus Traditions in Georgian cultural
Heritage
Gvantsa Ghvinjilia (The Vano Sarajishvili Tbilisi State Conservatoire)
2- “Preso de tu ilusión, vas a bailar a bailar, bailar” . Marcar el territorio. La danza y el
canto como símbolos de la territorialidad dionisíaca
María Cecilia Colombani (Universidad de Morón/ Universidad Nacional de Mar del Plata)
3- Sappho e o círculo de companheiras: hetaireia, dança e música
José Roberto de Paiva Gomes (IFCH - UERJ - NEA e CEHAM)
4- “Os moldes para a música sobre algumas referências à escultórica no Livro II da
República de Platão
Lethicia Ouro Oliveira (Colégio Pedro II)
5- Uma possível reconstituição do Estásimo I (versos 338-344) de Orestes de Eurípides
Luciana Brivio (UFRJ)
Sexta-feira, dia 06 de Dezembro de 2024
13:00 Conferência 3
Anastasia-Erasmia Peponi (Stanford University, EUA)
Plato, politics and dance in the Republic
Chair: Gabriele Cornelli
14:00 Sessão de Comunicações 3
1- A dança com véu no contexto da Magna Grécia: a evidência da pintura dos vasos
ápulos e das figurinhas de terracota (séc. IV-III a.C.)
Fábio Vergara (UFPel)
2- Representações do Coro das Musas e as evidências de sua musicalidade na iconografia
de vasos gregos
Lidiane Carderaro (Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo)
16:30 Mesa-redonda
Encerramento do encontro
Conferência 4
Marie-Hélène Delavaud-Roux (Université de Bretagne Occidentale, França)
Recentes pesquisas em dança grega antiga
COMISSÃO CIENTÍFICA:
Marcus Mota (UnB)
Gabriele Cornelli (UnB)
Fábio Vergara (UfPel)
Roosevelt Rocha (UFPR)
COMISSÃO ORGANIZADORA:
Marcus Mota (UnB)
Gabriele Cornelli (UnB)
André da Paz (UnB)
Erick D'Luca (UnB)
Maicom Souza (UnB)
Flávio Café (UnB)
ORGANIZAÇĀO:
APOIO: